Decoração: conheça o estilo escandinavo e veja como aplicar ele na sua casa

O estilo escandinavo é uma tendência de decoração que cresceu muito nos últimos anos e continua sendo mencionado quando o assunto são as próximas tendências.

Esse estilo surgiu na região da Escandinávia, ao norte da Europa, que hoje é formada por: Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia. Por ter origem em um local muito frio, a ideia da decoração é transformar a casa em um refúgio confortável e aconchegante, que faça qualquer um ter vontade de ficar naquele ambiente. É feita para receber amigos, família, ler, conversar e descansar, é um estilo para aproveitar a casa e passar mais tempo nela.

A decoração escandinava é bem minimalista. Marcada por linhas retas, sua paleta de cores incluir branco, cinza, preto, azul, verde e madeiras de cores mais claras, sendo que todos esses tons são trabalhados de forma mais neutra e terrosa, remetendo ao aconchego. É um estilo de decoração simples, porém muito sofisticado.

Se você tem vontade de aplicar esse tipo de decoração no seu lar, confira 5 dicas importantes.

Aplicando o estilo escandinavo na prática:

1- Adapte à sua realidade

Essa estética surgiu em um clima muito frio e por isso um dos seus objetivos era manter a casa aquecida, e para isso, muitas vezes, são utilizadas colchas, mantas, tecidos naturais e volumosos, tapetes, entre outros elementos para passar a sensação de acolhimento. Apesar dessa estética ser incrível, se você mora em uma região onde faz calor, investir em tecidos grossos pode deixar o ambiente carregado e abafado. Então busque por alternativas que remetem à estética de aconchego, mas que não deixem os ambientes muito quentes. Nesse caso, opte por trazer o foco da inspiração escandinava para as cores, quadros, móveis e plantas.

2- Busque por inspirações

O estilo escandinavo é tradicional, mas pode ser trabalhado de diversas formas, por isso, busque fotos de inspiração para encontrar a que mais combina com você e com a sua casa.

3- Use as paletas de cores

A combinação de cores é o elemento mais marcante da estética escandinava, por isso, parta da paleta de cores básicas desses estilo para facilitar o processo de decoração.

4- Invista em qualidade

O estilo escandinavo é marcado pela simplicidade e sofisticação, esses dois aspectos são criados usando móveis simples, porém com acabamento de alta qualidade.

5- Foque no que não pode faltar

Entre os elementos fundamentais estão paredes, pisos claros, boa iluminação, tons frios e terrosos, quadros simples, madeiras de cor clara, móveis de qualidade e estética minimalista.

Agora é só buscar as inspirações que mais combinam com você e dar asas à sua criatividade.