5 ações de sustentabilidade para praticar em casa


Praticar ações sustentáveis no dia a dia não é mais uma questão de escolha, mas, sim, de necessidade e responsabilidade social com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Descartar o óleo da cozinha de maneira apropriada ou, então, aproveitar a iluminação natural para reduzir o consumo de energia, são pequenas ações que podem colaborar para um mundo melhor.

Se você deseja contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta, confira abaixo 5 ações que você pode praticar dentro de casa.

1 – Reduza o consumo de água

Racionar esse recurso natural essencial para a vida é muito importante para o planeta. Você pode adotar algumas ações simples, como, por exemplo, reutilizar água da chuva para lavar quintais ou áreas externas; tomar banhos mais rápidos; lavar a louça de maneira consciente, sem desperdício; entre outros.

Com essas atitudes a sua conta de água diminui e você ainda ajuda o meio ambiente

2 – Faça a reciclagem do seu lixo

Se o seu condomínio já conta com a coleta seletiva, é hora de se conscientizar e fazer dessa prática um hábito. Faça sempre a separação prévia dos tipos de resíduos no seu próprio apartamento e descarte nas lixeiras correspondentes disponíveis no seu prédio.

Lembrando que os descartes são feitos da seguinte maneira: vidro, papel, metal e plástico.

3 – Tenha uma pequena horta em casa

Ter uma horta em casa traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sua saúde. A horta caseira pode ser feita na varanda do seu apartamento ou no parapeito da janela, caso você more em uma casa sem quintal.

Aposte nos vasinhos com ervas e temperos para ter alimentos orgânicos livres de agrotóxico, ou, então, no que a sua imaginação permitir.

4 – Utilize lâmpadas de LED

Sim, a sustentabilidade também está na energia que consumimos, afinal, por que você acha que as lâmpadas de LED ficaram tão famosas?

Além delas serem fabricadas sem a utilização de produtos nocivos ao meio ambiente, também são muito mais eficientes e duráveis (em torno de 80% mais) quando comparadas às fluorescentes e incandescentes – que utilizam uma substância tóxica que contaminam a natureza quando descartadas em aterros sanitários.

5 – Diminua o consumo de papel e embalagens pet

Você sabia que as embalagens PET demoram até 400 anos para se decompor? E que o descarte inadequado é um dos maiores responsáveis pelas enchentes nas cidades e poluição de rios e mares?

Embora a reciclagem não consiga dar conta de todo o material produzido pelas indústrias, é importante você sempre descartar as embalagens em lixeiras de coleta seletiva. Caso você não tenha como descartar, use a sua criatividade e aposte em trabalhos artesanais ou, então, reaproveite-as de maneira que não sejam descartadas.