Conheça 5 cadeiras famosas para deixar sua casa ainda mais estilosa

Em qualquer ambiente, todas as peças são responsáveis pela construção do estilo decorativo, desde simples enfeites até peças maiores.

Isso não seria diferente quando se trata de cadeiras e poltronas, móveis que, muitas vezes, são ignorados no momento de composição de decoração, mas que podem ser itens de destaque que trazem charme e elegância ao ambiente.

Pensando nisso, a equipe Patrimônio preparou uma seleção com 5 modelos famosos de cadeiras, desenhadas e desenvolvidas por designers renomados, para você se inspirar e decorar a sua casa.

Wassily by Marcel Breuer

A poltrona Wassily foi criada entre 1925 e 1927 pelo designer húngaro Marcel Breuer, que fez parte da primeira geração de alunos e posteriormente se tornou professor da Bauhaus, a primeira escola de design, importantíssima para o Modernismo e a arquitetura.

A cadeira foi construída com o mesmo material da bicicleta Adler do artista e foi um dos primeiros projetos a explorar aço tubular. Além disso, foi criada com a intenção de reduzir custos e democratizar o design, e recebeu esse nome em homenagem a outro professor, muito admirado por Marcel, Wassily Kandinsky.

Fonte: Pinterest

“A arquitetura moderna não é um estilo, mas sim uma atitude” – Marcel Breuer

LC2 Grand Confort by Le Corbusier

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, conhecido pelo pseudônimo Le Corbusier, foi arquiteto, urbanista, pintor, escultor e designer de origem suíça e naturalizado francês.

Considerado um dos mais importantes profissionais da arquitetura do século XX, Charles tinha o objetivo de expressar um conceito simples e funcional quando criou a LC2, que foi considerada uma das primeiras expressões do design mobiliário moderno, tornando-se uma peça clássica do design mundial. Esse sucesso só foi possível devido a parceria com Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, que ajudaram a desenhar a poltrona.

No modelo inicial, o recheio das almofadas era de plumas de ganso, mas em 1958, com a autorização de Le Corbusier, o conteúdo do estofado foi trocado por poliuretano. Essa mudança foi fundamental para o sucesso das poltronas no mundo inteiro.

Fonte: Pinterest

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.” – Le Corbusier

Barcelona by Ludwig Mies van der Rohe

Mies van der Rohe foi um renomado arquiteto alemão, professor da Bauhaus, conhecido por idealizar peças de mobiliário que parecem simples, mas se destacam pela modernidade e sofisticação.

A Barcelona foi criada em 1929 e apresentada no pavilhão alemão da Feira Internacional de Barcelona. Foi inspirada na realeza, pois Mies tinha a intenção de criar uma cadeira que remetesse ao conforto dos móveis de reis e rainhas. Atualmente ela é considerada um clássico do design e um sucesso no mundo inteiro.

Fonte: Shutterstock

“A arquitetura é a vontade de uma época traduzida no espaço” – Ludwig Mies van der Rohe

Eames Lounge by Charles e Ray Eames

Charles Ormond Eames e Bernice Alexandra “Ray” Eames se conheceram em 1940. Charles, era diretor do departamento de Design Industrial da Cranbrook Academy of Art e Ray era uma artista plástica prestigiada. Um ano depois, eles se casaram e deram início a uma parceria criativa que contribuiu para inovações na arquitetura, design, manufatura e fotografia.

Juntos, eles passaram anos criando a Eames Lounge, que foi lançada em 1956, pela Herman Miller. Todas as suas peças são montadas manualmente e sua estrutura de madeira é composta por sete camadas de nogueira, cerejeira natural ou madeira compensada Santos Palisander.

Atualmente a cadeira integra a coleção permanente do MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

“Os detalhes não são detalhes, são eles que fazem o design” – Charles Eames

Eames DAR by Charles e Ray Eames

Obra anterior a Lounge Chair, a Eames DAR foi criada em 1948 e também foi produzida pela Herman Miller, mas atualmente seu design está em domínio público.

Seu primeiro modelo foi feito em chapa de aço, o que deixou os custos muito altos, por isso, o material foi substituído por plástico reforçado com fibra de vidro.

Com o passar dos anos, a cadeira agora conhecida como Eames Eiffel, teve seu design popularizado e hoje pode ser avistada em diversos tipos de decoração, podendo ser adquirida em variadas cores e modelos de pés.

Fonte: Pinterest

“O que funciona bem é melhor do que o que tem boa aparência, porque o que funciona bem dura mais” – Bernice Alexandra “Ray” Eames

Agora, basta escolher a que mais combina com você e com a sua decoração, para dar um toque de charme e elegância na sua casa.