Sofás: o móvel indispensável em qualquer ambiente

Indispensável em qualquer casa, o sofá é uma peça decorativa e funcional que precisa ser escolhida com muito cuidado. É preciso pensar no espaço reservado para esse móvel antes de sair correndo para as lojas. Sua sala é grande? É pequena? Para que ele servirá?

O que se vê é muita gente comprando o sofá apenas por ser bonito e aconchegante. Tenha em mente também que o sofá deve ser adequado ao ambiente, tanto para não obstruir a passagem da porta ou ocupar o espaço de outro móvel, como para não comprometer a circulação do ambiente.
O mesmo sofá pode ser usado para diversas utilidades, mas é preciso saber exatamente a sua principal função: para sala de TV, para receber amigos, para repousar ou simplesmente para decoração de ambientes.

Sofá para sala de TV ou de home theater, por exemplo, deve ter espuma mais mole devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas. A peça pede ainda tecido, que é mais aconchegante e ganha praticidade com a impermeabilização, por facilitar a limpeza e dificultar a absorção de líquidos.

Na sala de estar, a espuma do sofá pode ser mais dura, permitindo que as pessoas fiquem mais acomodadas e com a postura correta.
Primeiro de tudo, tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar. Se possível, faça um desenho simples no papel para mostrar ao vendedor, incluindo janelas e portas.

Para evitar a sensação de aperto, lembre-se de deixar um espaço de pelo menos uns 70 cm nas laterais do sofá, para circulação, ou para colocar uma mesa lateral, com um abajur ou mesmo uma luminária de pé, se o espaço for muito pequeno.
Se quiser ter uma ideia do espaço que o sofá vai ocupar na sala, pegue as medidas do móvel e forre o espaço equivalente no chão com jornal ou com um lençol dobrado. Assim você experimenta com diferentes móveis ao redor.

Como regra geral, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50 cm a 90 cm – o suficiente para dar passagem, mas para não ficar muito longe caso a pessoa queira apoiar uma xícara de café, por exemplo. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.
Além do sofá, você pode complementar a sua decoração com uma bela e confortável poltrona ou compor um ambiente bem mais descontraído se optar pelos pufes espalhados pela sala, que estão muito na moda.